quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Stress

Olá pessoal!

Por incrível que parece um dos trabalhos da faculdade foi sobre o tão badalado Stress. Esse queridinho que não nos larga em momento nenhum. Vou aproveitar o meus conhecimentos e transmitir para vocês sobre esse mal do século XXI, até porque uma das intenções da faculdade e do meu blog é ter interação de conteúdos. 

O stress é uma doença que afeta muitas pessoas hoje em dia devido as cobranças, tensões e adversidades vivenciadas no trabalho e na sociedade.O stress é derivado de diversas causas. Vários sentimentos podem contribuir para que isso aconteça. A raiva, a frustração, o medo, ansiedade, a pressa e o excesso de responsabilidade, são exemplos de sentimentos que podem levar uma pessoa a ter stress. O stress emocional é atribuído a fatores observáveis, eventos específicos que ocorrem na nossa vida e que nos afetam. Por exemplo, o transito, briga com familiares e até a falta de dinheiro contribuem para isso. As alterações biológicas são entre elas, dor de cabeça, insônia, mal humor, tensão muscular, dor de estômago, cansaço. Quanto mais grave for o nível de estresse, mais a pessoa fica fragilizada podendo apresentar sintomas que levam a outras doenças, como úlcera gástrica, depressão e Síndrome de Burnout. As fontes de stress são os estressores, ou seja, qualquer evento que confunda, amedronte ou excite a pessoa. Tais eventos são estímulos que podem ser de origem interna ou externa ao indivíduo. Algumas atitudes simples podem evitar ou amenizar o estresse no dia a dia: dormir direito, cuidar da saúde, alimentar-se de forma saudável, fazer atividades físicas, proporcionar-se momentos de prazer, refletir sobre a maneira de lidar com as situações e buscar mudanças.
"Se com esses cuidados a própria pessoa não conseguir controlar os níveis de estresse, deve procurar ajuda profissional". É preciso que as pessoas mudem seus hábitos, como reservando um horário para descanso e lazer e realize atividades físicas. Porém, se os sinais biológicos apontam pra estresse é preciso que o profissional procure o mais breve a ajuda de um médico especializado, psicoterapia e se preciso o uso de medicamento, além de praticar relaxamento e atividade física.



Esse foi um resumo do trabalho todo, só que focamos ainda nos profissionais de saúde em ambiente hospitalar e apresentamos na disciplina de Psicologia da Saúde. Próximo post eu prometo que será sobre relaxamento ou algo mais positivo e sorridente, como dica de filmes legais que eu vi e recomendo ;)


É isso ai, beijos,
Felícia Ferreira







Nenhum comentário:

Postar um comentário